Consultas, Atendimento Fraterno e Passes

Atendimento Espiritual

O atendimento espiritual na Casa Espírita pode ser conceituado como o conjunto de atividades integradas que visa a atender adequadamente as pessoas que buscam e frequentam o Centro Espírita para obter esclarecimento, orientação, ajuda, e assistência espiritual e moral.

O atendimento espiritual realizado no Centro Espírita O Semeador é realizado de segunda a sexta-feira, sempre tendo início no horário das 19:00 horas. Trata-se de atendimento individual, com agendamento por telefone, a partir das 09:00 horas no dia da consulta, exceto na sexta-feira, cuja marcação de consulta é realizada presencialmente, por ordem de chegada.

São realizadas consultas com relação a problemas diversos de saúde e orientação espiritual, por meio da equipe da Casa Espírita. 

A consulta e os tratamentos, se indicados, são gratuitos.

Abaixo, relacionamos os atendimentos semanais realizados pelos mentores espirituais da Casa, Dr. Joaquim, Dr. Rui, Irmã Anna Cecília e Irmão João:

Segunda: Consulta mediúnica com o Dr. Rui Albuquerque

Terça e Quarta: Consulta mediúnica com o Dr. Joaquim de Almeida Prado

Quinta: Atendimento fraterno e orientação espiritual com a Irmã Anna Cecília

Sexta: Atendimento fraterno desobsessivo com o Irmão João

Consulta Mediúnica com os Mentores Espirituais Dr. Joaquim de Almeida Prado e Dr. Rui Albuquerque

Com relação à consulta mediúnica realizados no Centro Espírita O Semeador, podemos destacar:

Fluidoterapia Convencional: trata-se do Passe Magnético, da água fluidificada e da irradiação a distância. São modalidades terapêuticas onde se trabalha com fluidos curadores, encontradas em quase todos os Centros Espíritas.

Assistência através de Médiuns receitistas: o médium receitista, segundo Allan Kardec (que os denominava também de médiuns medicinais), são aqueles cuja especialidade é a de servirem mais facilmente aos Espíritos que fazem prescrições médicas. Lembra o decodificador que não se deve confundi-los com os médiuns curadores, porque nada mais fazem do que transmitir o pensamento do Espírito e não exercem, por si mesmos, nenhuma influência. Benfeitores espirituais dotados de conhecimentos sobre Medicina, ditam através do médium (geralmente por psicografia) os medicamentos e as orientações que deve seguir para o seu restabelecimento. A maioria deles trabalha com Medicina Homeopática, lançando mão também de chás e ervas.

Assistência Espiritual Direta: consiste na atuação terapêutica dos Espíritos sem a participação direta de médiuns. Talvez seja a mais comum das modalidades terapêuticas espíritas, onde os Benfeitores estarão mobilizando recursos fluídicos específicos em benefício dos necessitados sem que eles, muitas vezes, percebam. Esta modalidade pode desenrolar-se nos Centros Espíritas ou mesmo nas residências dos enfermos. Em determinadas situações o doente é levado em corpo espiritual a certos hospitais do mundo extra-físico e lá são submetidos a complexos processos de reparação perispiritual.

Atendimento Fraterno com a Mentora Espiritual Irmã Anna Cecília

Segundo orientações e informações da espiritualidade, o Centro Espírita é um expressivo porto de auxílio, erigido à feição de pronto socorro e possui um vasto corpo de colaboradores composto de médicos, religiosos de várias crenças, médiuns espíritas desencarnados, magnetizadores, enfermeiros, guardas, padioleiros e outros prontos a servir, em nome do Cristo, aos desencarnados atendidos na instituição.

A dinâmica do tratamento oferecido pelos nossos mentores, no plano invisível, a partir do atendimento de espíritos desencarnados, pode servir de modelo para um tratamento espiritual a ser adotado nas Casas Espíritas, no plano visível, para quem busca socorro no Atendimento ou Diálogo Fraterno, conforme se queira chamar.

Após ouvir o irmão necessitado, a Mentora espiritual Irmã Anna Cecília dar-lhe-á esclarecimentos à luz da Doutrina Espírita, para que encontre a consolação de que tanto necessita naquele momento e, em seguida, sem vender-lhe ilusão da solução instantânea dos seus males, mas sim, o alívio - conforme prometeu Jesus (Mt 11:28), – propor-lhe-á um tratamento espiritual para fortalecê-lo na fé e na esperança para a conquista de melhores dias em sua vida.

No referido tratamento lhe serão solicitados procedimentos que irão se conjugar para que encontre o equilíbrio psíquico-espiritual, devendo, para isso:

a) adquirir o hábito de orar e de fazer a caridade;

b) identificar suas más tendências e combatê-las com perseverança;

c) limpar o seu coração, extirpando dele os ressentimentos e aprender a perdoar.

Para tanto, ser-lhe-á oferecido um tratamento, ministrando-lhe estudo que favoreça o entendimento da dinâmica da vida, do porquê da dor; orientando-o na tomada de passes e de água fluidificada de maneira metódica; adotando a fluidoterapia e a biblioterapia, fazendo leituras apropriadas; buscando formas práticas na vida diária para a manutenção do pensamento positivo e participação em palestras doutrinárias. Conforme o caso, propor-lhe-á a laborterapia, com a execução de tarefas na Casa, sempre condizentes com seu conhecimento e estado psíquico-espiritual. Tudo isso sem interferir em seu livre arbítrio e nas suas crenças e hábitos.

Dessa forma, aquele irmão, que antes se sentia desamparado e sem rumo para sua vida, vê-se ao lado de companheiros que o abraçam fraternalmente, fazendo com que vislumbre caminhos antes não percebidos.

Como bem adverte a Mentora Joanna de Ângelis, o atendimento fraterno “Não se propõe a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas propor ao cliente os meios hábeis para a própria recuperação.” E enfatiza: “O atendimento fraterno na Casa Espírita é de vital importância, para todo aquele que lhe busque ajuda, seja orientando com equilíbrio, guiando-o para o labor de auto-iluminação.” Entendemos, aí, que a Casa Espírita deve oferecer os meios de forma prática a quem dele busca o socorro e guiá-lo na sua empreitada de reforma interior.

Entendemos que atendimento fraterno não cessa após o diálogo. Corrigir as mazelas da alma implica em nossa reeducação, exige-nos reforma interior, que demanda esforço, disciplina, dedicação e, acima de tudo, apoio de alguém que, além de nos dizer “levanta-te”, estende-nos, também, a mão. Domar paixões inferiores, não alimentar ódio, inveja, ciúme e orgulho; não se deixar dominar pelo egoísmo e passar a nutrir bons sentimentos e começar a praticar a caridade não são tarefas fáceis de serem implementadas por alma ainda incipiente na prática das leis morais. Ela sempre vai necessitar das diretrizes de um programa de reforma, acompanhada por alguém que lhe inspire confiança e possa levantá-la nos momentos das quedas. Propor ao assistido os meios hábeis para a própria recuperação [...] guiando-o para o labor da auto-iluminação significa, para nós, outorgar ao atendido um programa em que, durante um certo período tenha ele o disciplinamento, o apoio moral e a solidariedade fraterna de alguém na instituição, tal ocorre no plano invisível, para ajudá-lo nos primeiros passos do recomeço.

Atendimento Fraterno Desobsessivo com o Mentor Espiritual Irmão João

No atedimento fraterno desobsessivo realizado no Centro Espírita O Semeador, só é permitido passar por consulta irmãos acima de 16 anos. 

Diferente dos demais dias da semana, a entrada só é permitida rigorosamente das 18:00 até as 19:00 horas, e as consultas são marcadas presencialmente, por ordem de chegada. Os irmãos que vão pela primeira vez na Casa desejando passar pelo atendimento fraterno desobsessivo, são aconselhadas a passar em consulta primeiro em outros dias da semana para saber se há necessidade de atendimento.

Médium e Mediunidade

A palavra médium é uma expressão latina que significa "meio" ou "intermediário". Allan Kardec apropriou-se dessa expressão para designar as pessoas que são portadoras da faculdade mediúnica.

Kardec, no Livro dos Médiuns, capítulo 32, conceitua:

  • Médium - pessoa que pode servir de intermediária entre os Espíritos e os homens.

  • Mediunidade - a faculdade dos médiuns, ou seja, a faculdade que possibilita a uma pessoa servir de intermediária entre os Espíritos desencarnados e os homens.

Assevera ainda Kardec, no Livro dos Médiuns,  it 159, que:  "todo aquele que sente em qualquer grau a influência dos Espíritos é médium."

Diante da assertiva do Codificador da Doutrina Espírita poder-se-ia indagar: Somos todos médiuns?

De forma generalizada poderíamos afirmar que sim. Todos os indivíduos possuem rudimentos da faculdade mediúnica, já que podem ser influenciados pelos Espíritos. Através do pensamento, as entidades da esfera extrafísica, podem atuar sobre todos nós, de forma imperceptível.

Mostram os benfeitores espirituais da Codificação que esta influência "é maior do que supomos" [Livro dos Espíritos - questão 459]

Todavia, de forma particular, na prática espírita cotidiana, é não a resposta. Orienta Allan Kardec que se deve reservar esta expressão apenas para as pessoas que permitem a produção de fenômenos patentes e de certa intensidade:

"Pode-se dizer, que todos são mais ou menos médiuns. Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou nos sensitiva." [Livro dos Médiuns - it 159]

Dessa forma, os médiuns que atuam no Centro Espírita O Semeador, conscientes do caminho a ser percorrido e da seriedade dos trabalhos na Casa,  procuram nortear a sua conduta de acordo com:

Estudo sistemático do Espiritismo: não se pode separar a prática mediúnica do estudo constante dos postulados espíritas. Sem esse conhecimento doutrinário, facilmente o médium cairá nas malhas dos Espíritos da sombra ou de pessoas inescrupulosas e aproveitadoras.

Gratuidade absoluta: a Doutrina espírita não comunga com qualquer tipo de cobrança para prestação de serviço espiritual, e preza pela gratuita da assistência.

Exercício constante da humildade: Allan Kardec assevera que o maior empecilho à boa prática mediúnica é a vaidade e o orgulho. Nesse sentido, o médium deve se conscientizar de que ele é apenas um elemento na complexa engrenagem organizada pelo mundo maior, engrenagem esta, que vai encontrar no Cristo o seu condutor maior.

O Atendimento Espiritual no Centro Espírita é pura relação. É uma grande oportunidade de trabalho para os Espíritas, no caminho da evolução.

Referências

FRANCO, Divaldo Pereira. Terapia do amor. Mensagem ditada pelo Espírito Joanna de Angelis. In AZEVEDO, Geraldo de, e outros. Atendimento fraterno. 4. ed., Salvador-BA: LEAL, p. 16, 17-18.

VITOR, Efigênio S. Visão espiritual de um centro espírita. In Educandário de Luz. Autores diversos, 2. ed. São Paulo-SP: Ideal, cap. 34, p. 80.3

XAVIER, Francisco Cândido/VIEIRA, Waldo. Desobsessão. Pelo Espírito André Luiz. 6. ed. Rio de Janeiro-RJ: FEB, cap. 18, p. 77.2

XAVIER, Francisco Cândido/VIEIRA,Waldo. Estude e Viva. Pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz. Rio de Janeiro-RJ: FEB, lição 39.4

https://www.cealdf.org.br/novosite/more-about-joomla/39-artigos/211-atendimento-fraterno-e-tratamento-espiritual