Grupo da Irradiação
Os Livros para Irradiação
O Grupo da Irradiação, com o auxílio da espiritualidade amiga, é o responsável pelo trabalho de irradiar boas vibrações e energias para os nomes escritos nos livros expostos perto da porta de entrada do salão do Centro Espírita O Semeador.
A reunião de irradiação, ou vibração, é uma reunião privativa de vibração em conjunto para irradiar energias de paz, de amor e de harmonia, inspiradas na prática do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, em favor de encarnados e desencarnados carentes de atendimento espiritual, cujos nomes são escritos pelos frequentadores da Casa nos livros de irradiação.
Conceito
Etimologicamente irradiar significa lançar de si, emitir(raios, energia, fluidos, pensamentos, sentimentos).
Radiar tem o significado de resplandecer, refulgir, lançar raios de luz ou calor, aureolar, cercar de raios refulgentes; irradiar.
Vibração é o ato de vibrar, ou seja, fazer oscilar, bramir, agitar, mover qualquer fluido ou energia na atmosfera.
Em termos de Espiritismo a definição para irradiação é: Transmissão de fluidos espirituais à distância.
Fundamentos da Irradiação
“A prece em comum tem ação mais poderosa, quando todos os que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e colimam o mesmo objetivo, porquanto é como se muitos clamassem juntos e emuníssono.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 15)
“O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, que impulsionado pela vontade alcança o ponto desejado, seja no caso de recepção de nosso apelo, ou no momento em que apenas lhe chegue o nosso bom pensamento.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 10)
“Para compreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos nos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou na dimensão espiritual, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, item 10).
A irradiação está amparada no trinômio:
IRRADIAÇÃO
Atividade do Grupo da Irradiação
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
“SERVIR É A NOSSA MELHOR OPORTUNIDADE” (André Luiz)
“Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20)
Jesus iniciou... Continuemos nós...
É uma grande oportunidade de trabalho para os Espíritas, no caminho da evolução.
Que a Paz do Senhor permaneça conosco.
Mecanismo de Irradiação
Possuímos, em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende além dos limites da nossa esfera corporal. (O Livro dos Espíritos, pergunta 662).
Os nossos pensamentos e sentimentos podem ser irradiados a longas distâncias num mesmo plano devida ou entre os planos físico e espiritual.
A capacidade de expansão dos nossos pensamentos e sentimentos guarda relação com a nossa evolução, porque “cada um de nós respira (vibra) em determinado tipo de onda. Quanto mais primitivas e revela a condição da mente, mais fraco é o influxo vibratório do pensamento (...)” “Entre a terra e o Céu” - André Luiz, Cap. Conflitos da Alma.
Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam os gases, mas empregando o pensamento e a vontade. Para os Espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem aos fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas; mudam-lhes as propriedades como um químico muda as dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente (ou espontâneo).
Há mais: criando imagens fluídicas, os pensamentos e reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí de certo modo se fotografa. (“A Gênese - Allan Kardec”, Cap. XIV, itens 14 e 15).
Os fluidos e forças magnéticas psíquicas e espirituais, submetem-se à lei das proporções, isto é, cada um de nós movimenta uma certa quantidade relativa dessas forças, que pode ser ajuntada com as do mundo espiritual proporcionalmente sendo então carreadas para o seu objetivo. (“Palavras da Vida Eterna”, cap. 31 – Emmanuel).
Dessa forma, através da prece, aliada à vontade sublime de direcionar recursos fluídicos, formar -se- á uma corrente fluídica. Tal corrente é composta por fluidos dos encarnados que oram, e dos fluidos espirituais manipulados pelos Espíritos cooperadores que auxiliam na irradiação. A vontade é o pensamento chegado a um certo grau de energia; é o pensamento tornado força motriz.
Atividade de Irradiação
Finalidade
Representa uma atividade complementar dando sustentáculo ou reforço espiritual para as atividades do Atendimento Espiritual no Centro Espírita, por isso devemos: vibrar pelos trabalhadores do Centro Espírita e do Movimento Espírita, pela paz e pela harmonia universais; prestar solidariedade a todos aqueles que trabalham para neutralizar as forças negativas, ainda reinantes no Planeta, as quais favorecem as guerras, as lutas fratricidas, a loucura, o suicídio, o homicídio, a subjugação às paixões inferiores.
Caráter da Reunião: privativa (sem público)