O Evangelho no Lar
O Evangelho Segundo O Espiritismo
O objetivo da Doutrina Espírita é a divulgação e a prática, em nossas ações diárias, dos ensinamentos e exemplos de Jesus contidos no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, que é a obra da codificação espírita que contém a “explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida”. Este livro editado por Allan Kardec, professor e pesquisador francês, com o auxílio de mentores espirituais, foi lançado em abril de 1864, em Paris, França, e faz parte das cinco obras codificadas por Kardec, a saber:
Livro dos Espíritos (1857)
Livro dos Médiuns (1861)
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
O Céu e o Inferno (1865)
A Gênese (1868)
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos oferece, em seu conjunto, os princípios que norteiam a justiça, a bondade e a misericórdia divina através da fé raciocinada, da reencarnação, dos fatos da vida presente em relação ao passado e futuro da Humanidade. Através do estudo desta doutrina, somos chamados à busca pela reforma íntima, compelidos a entender e a ter resignação com nossos problemas e a ter esperanças na vida futura.
Dessa forma, como espíritas, nossa função de divulgar a doutrina é vista, aos olhos dos bons espíritos, como um ato de caridade visto que, ao divulgá-la, damos oportunidades a irmãos aflitos encontrarem consolo e esclarecimento por meio dos ensinamentos trazidos pela doutrina.
”A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espírita é a sua divulgação” (Emmanuel)
Como fazer o Evangelho no Lar?
O texto a seguir foi retirado, na íntegra do livro de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Campanha Evangelho no Lar.
A prática e o estudo contínuo do Evangelho no Lar tem a finalidade de unir as criaturas, proporcionando uma convivência de paz e tranquilidade.
Higienizar o lar com nossos pensamentos e sentimentos elevados, permitindo facilitar o auxílio dos mesageiros do bem.
Proporcionar no lar, e fora dele, o fortalecimento necessário para enfrentar dificuldades materiais e espirituais, mantendo ativos os princípios da oração e da vigilânica.
Elevar o padrão vibratório dos familiares, a fim de que possam contribuir para a construção de um mundo melhor.
Roteiro
Escolha, na semana, um dia e horário em que a família possa se reunir durante mais ou menos trinta minutos. Crianças também podem fazer parte da reunião. Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar; caso não sejam espíritas, devem ser esclarecidos sobre a finalidade da reunião. Há inclusive a possibilidade da reunião ser realizada por uma só pessoa – o roteiro a ser seguido é o mesmo.
1.Prece Inicial
Pai Nosso ou prece simples e espontânea, valorizando os sentimentos e não as palavras, solicitando a direção divina para a reunião.
2.Leitura
Leitura em sequência de um item ou dois de O Evangelho Segundo o Espiritismo, começando na primeira página, incluindo prefácio, introdução e notas.
3.Comentários
Devem ser breves, que esclareçam e facilitem a compreensão dos ensinametos e sua aplicação na vida diária.
4.Vibrações
Fazer vibrções é emitir sentimentos e pensamentos de amor, paz e harmonia, obedecendo a este roteiro básico e acrescentando as vibrações particulares, de acordo com as necessidades (ver sugestões de vibrações no livro do Evangelho, no item Campanha Evangelho no Lar).
5.Prece Final
Pai Nosso ou uma prece espontânea de agradecimento, solicitando a fluidificação da água e convidando os amigos espirituais para a reunião da próxima semana.